quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Colete

Desde as batalhas romanas da antiguidade até os dias atuais... é, parece que esta peça é bem antiga. (rsrs)
O colete é algo que eu acho muito legal porque, dependendo do tipo de visual que você quer ter no dia, você usa um tipo diferente, um estilo diferente. Dos clássicos aos mais estilosos e diferenciados, todos dão um ar de personalidade forte a quem usa. Mostra até certa elegância. Acho lindo!
Quer ver como usar sem fugir do seu estilo ou ficar parecendo que você viveu a Primeira Guerra Mundial? Eu mostro!



Os coletes são inspirados nas armaduras da Roma Antiga, feitas de ferro para proteger o corpo nas batalhas. Começaram a ser usados como parte do vestuário masculino por volta de 1660, sendo exigido pelo rei Charles II, na Inglaterra.  Até meados de 1800, os coletes eram feitos de tecidos brilhantes e cheios de bordados, mas no século XIX foram ficando mais simples e discretos, se tornando mais clássicos para mostrar a elegância de um homem e sua postura correta diante da sociedade e da vida. Com o surgimento das jaquetas, por volta de 1940 os coletes foram sendo um tanto esquecidos. Na década de 1970 voltaram com bastante força, muitas estampas e estilos diferentes, passando a fazer parte do vestuário feminino também, mas com certa cautela. Nos anos 1990 o colete permaneceu de vez nos guarda roupas das mulheres, porém sem deixar o dos homens e, hoje em dia, cada vez mais diferentes e estilosos.
É uma peça que tem que saber usar e, para isso, vou dar uns exemplos de como você pode montar looks com colete sem parecer mais velho(a) que seus avós. (rsrsrs)

Homens:

(clique na imagem para ver em tamanho maior)


Mulheres:

(clique na imagem para ver em tamanho maior)



Não são só essas maneiras que existem pra você usar um colete. Dependendo do estilo que você escolher, dá pra fazer inúmeras combinações. Não precisa ficar com medo de arriscar.
Eu, como deu pra notar, adoro coletes, mas não tenho muitos. Por enquanto tenho apenas 4, mas já to pensando em comprar ou fazer mais. Olha só os meus:

(clique na imagem para ver em tamanho maior)


Onde comprar
Coletes, assim como a boina, o chapéu coco e o suspensório, podem ser encontrados em brechós por preços mais baixos do que em lojas comuns, como as de shopping.
Dos meus coletes, o primeiro e o segundo (que eu usei no post Look do dia) eram da minha tia. O terceiro eu comprei no Brechó Trash, um grupo muito legal do Facebook. O último eu comprei na C&A do shopping Grand Plaza, em Santo André, ABC Paulista.
Tem umas lojas online que vendem vários coletes de diferentes estilos, mas é bom ficar de olho no preço por conta do frete. Aqui vão uns links de lojas bem legais, as duas últimas são brasileiras:





Você tem algum colete? Gosta de um estilo mais retrô? Qual gostaria de usar? Sabe mais alguma loja online que seja boa? Conta aí, comenta aí!




Espero que tenha gostado! Beijao :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário